CCCB

Centro Cultural Capoeira Baiana

Ensino da CAPOEIRA REGIONAL BAIANA, bem como outras atividades CULTURAIS relacionadas com a cultura BRASILEIRA

img

Contramestre Careca

SEDE DO CENTRO CULTURAL CAPOEIRA BAIANA EM PORTUGAL, sob responsabilidade do CONTRA MESTRE CARECA

No dia 6 de julho de 2006, nasce o Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB fundado por Gilmar Caldas Suarez, conhecido no mundo da capoeiragem por “Careca”. O Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB é uma escola de Capoeiragem soteropolitana que tem sua origem nos ensinamentos do Mestre Bimba, os quais nos foram transmitidos através de gerações seguindo a linhagem do Mestre Vermelho 27.

O CCCB tem na sua árvore genealógica a seguinte linhagem:

NÔZINHO BENTO >>> BIMBA >>> VERMELHO 27 >>> BAMBA >>> CABELUDO >>> CARECA

0
Núcleos de Ensino
0
Projetos
0
Alunos Satisfeitos
0
Cocorinhas
O que fazemos...

Serviços

Ensino da CAPOEIRA REGIONAL BAIANA, bem outras atividades CULTURAIS relacionadas com a cultura BRASILEIRA

  • Fabricação de Berimbau
  • Iniciação Rítmica
  • Regional na Escola
  • Ritmos Regional
  • Curso Privado
  • Palestras e Vivências
  • Oficina e Show Cultural
  • Iniciação a Regional
  • Curso CCCB

CURSOS E FORMAÇÕES

Fabricação de Berimbau -Iniciação Rítmica -Regional na Escola -Ritmos Regional -Curso Privado -Palestras e Vivências -Oficina e Show Cultural -Iniciação a Regional -Curso CCCB

  • ALUGUER DE SALAS PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS
  • ALUGUER DE SALAS PARA ATIVIDADES ARTISTÍCAS
  • ALUGUER DE SALAS PARA ATIVIDADES CULTURAIS

ALUGUER DE SALAS

ALUGUER DE SALAS PARA ATIVIDADES: ESPORTIVAS - ARTISTICAS E CULTURAIS EM GERAL

MAIS INFORMACÕES SOBRE NOSSOS SERVIÇOS

Nossos Alicerces

Alicerces CCCB

Princípios, Tradições, Filosofia e Metodologia de Ensino

ORIGEM

CCCB

No dia 6 de julho de 2006, nasce o Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB fundado por Gilmar Caldas Suarez, conhecido no mundo da capoeiragem por“Careca”. O Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB é uma escola de Capoeiragem soteropolitana que tem sua origem nos ensinamentos do Mestre Bimba, os quais nos foram transmitidos através de gerações seguindo a linhagem do Mestre Vermelho 27. O CCCB tem na sua árvore genealógica a seguinte linhagem: NÔZINHO BENTO >>> BIMBA >>> VERMELHO 27 >>> BAMBA >>> CABELUDO >>> CARECA

META

CCCB

O Centro Cultural Capoeira Baiana-CCCB tem como meta a formação do cidadão, assim como a capacitação de docentes qualificados para transmitir os ensinamentos da Capoeira Regional Baiana, buscando transmitir a importância do Mestre, dentro do mundo da capoeiragem. Tem também com o objetivo, de difundir e divulgar a Capoeira Regional Baiana, respeitando seus princípios, preservando suas tradições e aplicando sua metodologia de ensino, assim como o da cultura Baiana e Brasileira através de aulas, cursos, palestras, vivências, eventos, festivais e exibições, preocupando-se em desenvolver um trabalho relacionado a todos os níveis da capoeira, buscando com isso passar as informações necessárias que venham a contribuir na qualificação dos componentes da escola. O CCCB é um Centro Cultural, sem fins lucrativos, que tem na capoeira uma ferramenta educacional, seja através da marcialidade, ludicidade ou musicalidade, com o objetivo de formar cidadãos através dos ensinamentos da capoeiragem.

BRASÃO

CCCB

O Brasão do CCCB  esta composto pelos seguintes elementos: A Roda, o Berimbau, e a escritura Centro Cultural Capoeira Baiana, tendo em sua simbologia: A Roda: A principal manifestação da nossa arte. O Berimbau: Instrumento que rege a pratica da Capoeiragem Baiana. Esta posicionado ao centro da roda, tendo sua cabaça em formato circular, similar a esfera celeste da bandeira Brasileira. Na escritura “Centro Cultural Capoeira Baiana” a simbologia: Centro: Assim como os antigos capoeiras tinham seu ponto de encontro, local onde se desenvolvia atividades com objetivos determinados, o Centro é nossa escola, o ponto de encontro para difundirmos e divulgarmos a Capoeira Regional Baiana. Cultural: Representa o conjunto de conhecimentos que adquirimos, seja na “Cultura Popular Brasileira” ou na “Cultura Fisica Regional Baiana”. Capoeira: Nossa arte maior, a base fundamental da nossa escola. Baiana: Representa a terra da capoeira, fonte do nosso conhecimento, nossa origem. As cores da bandeira da Bahia Branco, Azul e Vermelho, temos a simbologia: Branco: A “domingueira”, como os antigos capoeiras utilizavam sua melhor roupa para vadiar, sem sujarem-se. Azul: O Azul, em homenagem a Luta Regional Baiana, que é representada pelas cores azul e branco. Vermelho: Homenagem a José Carlos Andrade Bittencourt, “Mestre Vermelho 27”.

HIERARQUIA

CCCB

O CCCB-Centro Cultural Capoeira Baiana segue o sistema hierárquico da Capoeira Regional Baiana, que tem na conclusão de cada estagio o reconhecimento dado por honra ao mérito, simbolizado pela entrega do “Lenço de Esguião de Seda” (Hierarquia) e da “Medalha de Conclusão de Curso” (Diploma). Os estágios referentes ao quadro hierárquico da Luta Regional Baiana são:

  • Lenço Azul: Formado
  • Lenço Vermelho: Curso de Especialização 1 - Emboscada
  • Lenço Amarelo: Curso de Especialização 2 - Curso de Armas
  • Lenço Branco: Mestre Charangueiro

INDUMENTÁRIA

CCCB

O uniforme do CCCB tem em suas cores a representatividade da bandeira da Bahia, sendo que cada cor presta uma homenagem, sendo assim:

  • Branco: A “domingueira”, como os antigos capoeiras utilizavam sua melhor roupa para vadiar, sem sujar-se.
  • Azul: O Azul em homenagem a Luta Regional Baiana, que é representada pelas cores azul e branco.
  • Vermelho: Homenagem a José Carlos Andrade Bittencourt “Mestre Vermelho 27”.
O uniforme padrão do CCCB esta composto por calça de malha e camisa de algodão, tendo em cada cor um finalidade: O Branco utilizamos para treinos, rodas ou exibições. O Azul utilizamos para treinos. O Vermelho utilizamos para treino. O uniforme denominado “Domingueira” esta inspirada na antiga tradição dos capoeiras de outrora que constituíam seus uniformes com padrões de times de futebol. O uniforme tricolor esta destinados aos componentes do CCCB dos curso “Secundário” e “Superior”, sendo usado pelos mesmo em festividades e ocasiões especiais.